marco2018.gif
HOME | ESPORTE | TV | CULINÁRIA | EMPREGO | GALERIA DE FOTOS | NOTÍCIAS | VÍDEOS | CONTATO

NOTÍCIAS
Prefeitura anuncia reforma da Casa de Drummond e de casarão histórico - 14/04/2018 às 12:28:59

Preservar o patrimônio cultural e histórico da cidade. Com esse objetivo a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), licitou no último dia 2, as reformas da Casa de Drummond (praça Centenário) e do casarão histórico (rua Monsenhor Júlio Engrácia, nº 39, no bairro Centro) do proprietário Márcio Alexandre de Araújo.

Para a Casa de Drummond, a empresa itabirana Sérvulo Indústria e Comércio, vencedora do processo licitatório, fará a reforma por um custo de R$ 74.281,15. Já o casarão custará aos cofres públicos, R$ 72.397,64 e será restaurado pela empresa Sigma Engenharia, conforme licitação. Os trabalhos começarão dentro de 15 dias, pois os contratos ainda se encontram na etapa de assinaturas.

 

 

 

Trabalhos

A casa onde o poeta Carlos Drummond de Andrade passou parte de sua infância terá a pintura da fachada restabelecida, assim como a pintura de algumas esquadrias das janelas, instalação de forro em sua parte inferior, além de refeitas as instalações hidráulicas e elétricas. Algumas trincas do imóvel serão tratadas, tal como diversas telhas. O piso de um cômodo, atualmente fechado, será reconstruído.

A propriedade histórica do itabirano Márcio Alexandre de Araújo, tombada em 1988 pelo Conselho Consultivo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Itabira (COMPHAI), será toda reconstruída.

Também foi assinado um Termo de Ajuste e Consulta (TAC) com o Ministério Público, em 2017, quando a Prefeitura se comprometeu a refazer parte do imóvel centenário. No entanto, a fachada completa será reconstruída, incluindo o acabamento. Os fundos e as laterais serão fechados com alvenaria, assim como será completa a cobertura. A previsão de encerramento dos serviços no casarão é 60 dias e, na Casa de Drummond, 90 dias.


dengue

xerox

dengue
marco2018
E-mail: contato@informeitabira.com.br



© Informe Itabira 2018. Todos os direitos reservados. Webmail