marco2018.gif
HOME | ESPORTE | TV | CULINÁRIA | EMPREGO | GALERIA DE FOTOS | NOTÍCIAS | VÍDEOS | CONTATO

NOTÍCIAS
Humanização – SMS reúne ostomizados em troca de experiências e promoção de qualidade de vida - 26/10/2018 às 19:47:44

Há cinco anos um problema de saúde fez com que o itabirano Mauro Magno dos Reis, hoje com 75 anos, tivesse que se adaptar a uma difícil realidade. O aposentado foi submetido a uma cirurgia de ostomia e passou a portar uma bolsa coletora no abdômen para eliminar os rejeitos do corpo. A autoestima de seu Mauro levou um soco no estômago.

Muitas são as situações de constrangimento enfrentadas por pacientes em condição semelhante a do aposentado: constrangimento, dificuldades físicas, passar em catracas, usar cinto do carro, banheiros públicos ou o transporte coletivo, por exemplo. “É um novo desafio todos os dias”, conta ele.

Mauro Magno dos Reis

Na ostomia – ou estomia – é feita uma abertura cirúrgica no abdômen como meio alternativo de evacuação. Isso pode ocorrer em diversos quadros de saúde. O chamado estoma pode ser temporário ou permanente e o paciente passa a usar uma bolsa afixada ao corpo.

Consciente da realidade das pessoas que passam pela ostomia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez mais do que investir no atendimento dos pacientes e fornecer os materiais que eles precisam. Pelo nono ano seguido, a SMS realiza o Encontro dos Estomizados em Itabira. Os participantes trocam experiências, aprendem a identificar a hora certa para trocar a bolsa, facilitar a adaptação e preservar a pele, entre outros cuidados.

O encontro deste ano foi realizado nesta sexta-feira (26), no auditório da associação comercial da cidade, a Acita. Com o apoio de parceiros houve palestras, confraternização, entrega de materiais e flores.

“Eu sou muito bem atendido na rede de saúde de Itabira e não tenho do que reclamar. (…) O encontro é muito importante para todos nós. Cada assistido passa para o outro suas experiências. A gente soma para tocar o barco à frente, e enfrentar a vida com coragem e mais tranquilidade”, narrou seu Mauro, emocionado.

 Encontro dos Ostomizados (2)

Encontro

Rosana Linhares, secretária Municipal de Saúde, explica que atualmente 120 ostomizados são atendidos pelo Município. Assim como outros serviços, o trabalho feito pela SMS é referência regional e também assiste pacientes de outras cidades com todo o tratamento necessário no Centro de Reabilitação.

O Encontro de Estomizados é, na avaliação de Rosana, mais uma estratégia de humanização do atendimento em Saúde. “Nós estamos juntos com eles nas dificuldades enfrentadas. Estamos aqui não só para viver o processo com os pacientes – o procedimento foi feito para salvar vidas -, mas, passaremos com eles todos os momentos que precisarem, dando o cuidado e atenção para que convivam bem no tempo que perdurar a utilização (do estoma)”.


dengue

xerox

dengue
marco2018
E-mail: contato@informeitabira.com.br



© Informe Itabira 2018. Todos os direitos reservados. Webmail