marco2018.gif
HOME | ESPORTE | TV | CULINÁRIA | EMPREGO | GALERIA DE FOTOS | NOTÍCIAS | VÍDEOS | CONTATO

NOTÍCIAS
Cobertura Vacinal – Saúde promove mais um Dia D de vacinação contra a Pólio e o Sarampo - 30/08/2018 às 17:45:50

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, neste sábado (1º/9), mais uma edição do Dia D de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A imunização será feita em 11 unidades de saúde, das 8h às 17h. Em Itabira foi imunizado 75% do público-alvo, ou seja, falta vacinar 1.100 crianças de um a cinco anos.

A realização de mais um Dia D é uma determinação do Ministério da Saúde aos municípios que ainda não alcançaram a meta de imunizar 95% da população alvo. A preocupação do órgão é por causa do número de casos confirmados na região das Américas desde julho do ano passado. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, foram confirmados casos de sarampo na Argentina, Antígua e Barbuda, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Guatemala, México, Peru e Venezuela. Este último país enfrenta um surto de sarampo e, devido a sua atual situação sociopolítica e econômica, um intenso fluxo migratório fez com que a doença chegasse ao Brasil em fevereiro deste ano.

Ainda segundo dados do Ministério da Saúde – atualizados até 23 de agosto –, os estados de Roraima e Amazonas, onde foram detectados os primeiros casos da doença, apresentaram o maior número de notificações e confirmações de sarampo, com um total de 1.387 casos confirmados laboratorialmente e 8.371 notificações.

O Sudeste segue como a segunda região mais acometida, com um total de 20 casos já confirmados: 18 no Rio de Janeiro e dois em São Paulo. Minas Gerais e Espírito ainda não registraram casos confirmados, mas o perigo da doença não está descartado por causa da proximidade com o Rio de Janeiro e São Paulo.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde coloca Itabira em alerta, embora o município não tenha registrado nenhum caso. Suspeitas de sarampo foram registradas em sete municípios próximos de Itabira: Belo Horizonte (18), Betim (1), Caeté (3), Esmeraldas (1), Ipatinga (2), Santa Luzia (5) e Teófilo Otoni (2). Ontem, foi registrado mais um caso suspeito em Nova Lima.

O que é preciso ficar muito claro para todos é que a doença, que apareceu no Norte está se alastrando para todo o país. Não podemos, de forma alguma, descuidar de nossas crianças. A vacinação é única forma de prevenir, portanto, vamos realizar no sábado mais uma chamada daqueles que ainda não se vacinaram. É muito importante que pais, mães, responsáveis levem suas crianças de um a cinco anos de idade para se imunizarem. Não é uma questão opcional. É uma questão de saúde pública. É uma questão de amor a nossas crianças. Só para lembrar: a doença que surgiu na Venezuela só se espalhou pelo Brasil porque encontrou pessoas que não estavam imunizadas”, alerta Thereza Cristina Oliveira Andrade Horta, superintendente de Vigilância em Saúde.

Relação das Unidades de Saúde que abrirão no Dia D

- Senhora do Carmo

- Praia II / Juca Rosa

- Eldorado

- Água Fresca / Juca Batista

- Gabiroba 1 e 2

- Gabiroba de Baixo

- Pedreira 1 e 2

- Amazonas / Areão

- João XXIII / Machado

- Policlínica

- Santa Ruth / Santa Marta


dengue

xerox

dengue
marco2018
E-mail: contato@informeitabira.com.br



© Informe Itabira 2018. Todos os direitos reservados. Webmail