marco2018.gif
HOME | ESPORTE | TV | CULINÁRIA | EMPREGO | GALERIA DE FOTOS | NOTÍCIAS | VÍDEOS | CONTATO

NOTÍCIAS
Dia mundial de combate – Profissionais alertam sobre tuberculose na Feira do Produtor - 25/03/2018 às 19:51:22

Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, profissionais de saúde passarão a manhã deste sábado (24/03) na Feira do Produtor Rural, na Esplanada da Estação, orientando sobre a doença, sintomas, formas de contágio, prevenção e tratamento.

A tuberculose é uma doença grave, infectocontagiosa e endêmica, que pode atingir quase todos os tecidos do corpo, principalmente os pulmões. O principal sintoma é a tosse seca ou com secreção por três semanas ou mais, que pode ser acompanhada por febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento. Comumente, a tuberculose é confundida com uma gripe, por exemplo, e evolui durante três a quatro meses sem que a pessoa infectada saiba. É nesse período que a doença é transmitida para outras pessoas.

Em Itabira, após o diagnóstico, o paciente é encaminhado para o programa de combate à tuberculose, por meio do qual recebe acolhimento da equipe, medicamentos e acompanhamento pré e pós consulta médica até a cura. Atualmente, são nove pessoas em atendimento. O tratamento pode variar de seis meses, nove meses ou até um ano, dependendo de outras doenças associadas. Pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica, idosas doentes, alcoólatras, dependentes de drogas e fumantes são mais propensas a contrair a doença.

A tuberculose pode ser prevenida por meio da vacina BCG, que está disponível no calendário de rotina para crianças em dose única, logo ao nascer. A vacina protege principalmente contra as formas graves da doença.

Outra forma de prevenir a disseminação da tuberculose é identificar rapidamente o paciente com a doença e iniciar o tratamento. O paciente não transmitirá mais a doença quando os exames estiverem negativos


dengue

xerox

dengue
marco2018
E-mail: contato@informeitabira.com.br



© Informe Itabira 2018. Todos os direitos reservados. Webmail